A Região do Vêneto é composta de sete províncias (= estados): VENEZA (Venezia), VERONA, VICENZA, ROVIGO, BELLUNO, PÁDUA (Padova) e TREVISO.
É justamente nas províncias de Verona e de Treviso onde se encontram os dois troncos familiares mais numerosos de famílias Zavarise em todo o território italiano.
A Província de Treviso possui hoje cerca de 700.000 habitantes distribuídos entre 92 Comunas (municípios). A maior Comuna é a capital, Treviso, com cerca de 82.000 habitantes.
Treviso foi anexada à República Sereníssima de Veneza em 1339. Com a invasão napoleônica e a destruição da República, passar a fazer parte do Império Áustro-Húngaro. Porém, a partir do ano de 1866 Treviso, junto com todo o Veneto, passa a fazer parte do recém nascido Reino da Itália, deixando para trás a longa história dos povos venetos para se tornarem italianos.
Nos anos após a anexação do Veneto ao Reino da Itália, os camponeses do interior de Treviso passam por grande crise econômica, fome e epidemias de doenças que os forçam a emigrar em massa sobretudo para o Brasil.
![]() |
Bandeira da Província de Treviso - Veneto |