Capítulo 02 - O brasão dos nobres Zavarise de Verona


O Brasão dos Zavarise de Verona

Este brasão foi concedido à família Zavarise naturais da cidade e província de Verona, na região do Vêneto, nordeste da Itália.

Nota-se, portanto, que os Zavarise de Verona pertenceram à nobreza medieval. Ao contrário dos Zavarise de Treviso que eram trabalhadores e camponeses sem títulos nobiliárquicos.

Neste blog, para efeito de ilustração, tomei emprestado este brasão, mesmo sabendo que não pertence à nossa ancestralidade pois não há provas de parentesco entre os Zavarise de Verona e Treviso.

De acordo com os registros do Conselho de Nobres de Verona, os Zavarise naturais de Verona eram aparentados à família Della Scala, dinastia de senhores medievais que governou Verona e província por 125 anos (de 1262 a 1387), chegando ao ápice durante o reinado (Signoria) de Cangrande Della Scala. A família entrou para o Nobre Conselho em 1408 e em 1712, Federico Zavarise foi o seu último membro.

Os primeiros registros dos Zavarise em Verona datam do século XI. O patriarca Ulderico Zavarise foi um dos primeiros membros do Conselho da Cidade (legislativo) em 1140.

Giberto (ou Uberto) foi prefeito do comune de Cerea nos anos de 1251 a 1253.

Florimonte Zavarise era nada menos que o conselheiro pessoal de Cangrande Della Scala, o maior governante do feudo.

Em 1334, Anna Zavarise casa-se com o nobre Francesco Bevilacqua, que se tornou Prefeito de Pádua (Padova). Este casamento foi celebrado em sonetos e canções escritas por Cangrande Della Scala.

Manodor (ou Monadora) Zavarise casou-se com Cecchino Della Scala em 1380.

Fiorio Zavarise foi tabelião de Francesco di Carrara, Senhor de Verona, em 1404, e vigário da paróquia de Valpolicella. 

Séculos mais tarde surge o mais notável membro desta família: Virgilio Zavarise, escritor dos séculos XV e XVI, famoso por ser conhecedor do árabe e do hebraico, sendo um grande orientalista de seu tempo, e pela forma refinada de versar em latim.

A família tinha posses de terra em Valeggio sul Mincio, Lavagno, Cerea, Tarmassia e San Bonifacio, no interior da província.  

Os túmulos dos nobres Zavarise de Verona estão na Igreja dos Santos Apóstolos e parece que também no seu palácio localizado na Via Carlo Cattaneo, n. 8, onde descendentes viveram até 1970. O palácio estará aberto à visitação até o ano 2020, de 2a. a 6a., das 16h às 18h.


Palazzo Zavarise, onde viveu o escritor humanista Virgilio Zavarise 
Via Carlo Cattaneo, 8, centro histórico de Verona

Tumba da família Zavarise na Chiesa dei Santi Apostoli, muito próxima ao Palazzo.