Capítulo 04 - O brasão dos Zavarise de Verona


O Brasão dos Zavarise de Verona

Este brasão foi concedido à família Zavarise de origem na cidade e província de Verona, na região do Vêneto, nordeste da Itália.

Nota-se, portanto, que os Zavarise de Verona pertenceram à nobreza medieval. Ao contrário dos Zavarise de Treviso que eram trabalhadores sem títulos nobiliárquicos.

Neste blog, para efeito de ilustração, tomei emprestado este brasão, mesmo sabendo que não pertence à nossa ancestralidade pois não há provas de parentesco entre os Zavarise de Verona e Treviso.

De acordo com os registros do Conselho de Nobres de Verona, os Zavarise eram aparentados da família Della Scala, uma importante dinastia que governou Verona por 125 anos (de 1262 a 1387), chegando ao ápice durante o reinado (Signoria) de Cangrande Della Scala. A família entrou para o Nobre Conselho em 1408 e em 1712, Federico Zavarise foi o seu último membro.

Os primeiros registros dos Zavarise em Verona datam do século XI. O patriarca Ulderico Zavarise foi um dos primeiros membros do Conselho da Cidade (algo como o legislativo) em 1140.

Giberto (ou Uberto) foi prefeito  de Cerea nos anos de 1251 a 1253.

Florimonte Zavarise era o conselheiro pessoal de Cangrande Della Scala.

Em 1334, Anna Zavarise se casa com o nobre Francesco Bevilacqua, que se tornou Prefeito de Pádua (Padova). Este casamento foi celebrado em sonetos e canções escritas por Cangrande Della Scala.

Manodor (ou Monadora) Zavarise se casou com Cecchino Della Scala em 1380.

Fiorio Zavarise foi tabelião de Francesco di Carrara, Senhor de Verona, em 1404, e vigário da paróquia de Valpolicella. 

Séculos mais tarde surge o mais notável membro desta família: Virgilio Zavarise, escritor dos séculos XV e XVI, famoso por ser conhecedor do árabe e do hebraico, sendo um grande orientalista de seu tempo, e pela forma refinada de versar em latim.

A família tinha posses de terra em Valeggio sul Mincio, Lavagno, Cerea, Tarmassia e San Bonifacio, no interior da província.  

Os túmulos dos nobres Zavarise de Verona estão na Igreja dos Santos Apóstolos e parece que também no seu palácio localizado na Via Carlo Cattaneo, n. 8, onde descendentes viveram até 1970. O palácio estará aberto à visitação até o ano 2020, de 2a. a 6a., das 16h às 18h.

Palazzo Zavarise - Verona - onde viveu o intelectual humanista Virgilio Zavarise

Tumba da família Zavarise na Chiesa dei Santi Apostoli, muito próxima ao Palazzo.