Em 18 de abril de 1877 nasce em Cornuda, Treviso, Luigi Erminio Zavarise. O mais novo e único filho homem de Agostino di Bortolo Zavarise e Irene Moretto.
Luigi Erminio chega ao Brasil com apenas 2 anos de idade e cresce num povoado chamado Iracema, próximo ao distrito de Matilde, no município de Alfredo Chaves - ES.
Ainda neste lugar, Luigi Erminio casa-se com Maria Luigia Dassiè, em 11 de fevereiro de 1889, no distrito de Matilde. Ambos aos 21 anos de idade.
Luigi Erminio chega ao Brasil com apenas 2 anos de idade e cresce num povoado chamado Iracema, próximo ao distrito de Matilde, no município de Alfredo Chaves - ES.
Ainda neste lugar, Luigi Erminio casa-se com Maria Luigia Dassiè, em 11 de fevereiro de 1889, no distrito de Matilde. Ambos aos 21 anos de idade.
Maria Luigia Dassiè vinha também de Treviso, e era filha de Giovanni Dassiè e Maria Teresa Zecchella. No Arquivo Público do ES, consta que a sua mãe chamava-se Maria Teresa Perin, diferentemente do que dizem os documentos nos cartórios e também a tradição da família. Maria Luigia Dassiè tinha apenas um irmão mais velho, Bortolo Dassiè, que chegara ao Brasil aos 7 anos de idade.
Tanto Luigi Erminio quanto Maria Luigia partiram do porto de Genova em Dezembro de 1879, no navio Hohenzollern, aos 2 anos de idade, desembarcaram no Rio de Janeiro, e chegaram ao porto de Anchieta - ES no dia 17 de janeiro de 1880, à bordo de um navio menor, chamado Presidente.
Eram conterrâneos, tinham a mesma idade, imigraram ambos nos braços dos pais. Cresceram juntos e se casaram na mesma colônia, em terras capixabas.
- Os filhos capixabas; a primeira geração de brasileiros -
Um ano após o casamento de Luigi Erminio e Maria Luigia, nascia-lhes o primeiro filho do casal: Agostino Antonio Zavarise (em 07 de maio de 1900), no povoado de Iracema.
Nos anos seguintes nasceriam-lhes os demais, totalizando 9 filhos: Antonio, Hermínio, Ernesto, Adélia, Theresa, Irene, Rosa e Santina.
![]() |
Cachoeira de Iracema, no distrito de Matilde, município de Alfredo Chaves-ES. Primeira residência dos Zavarise no ES. |
- De Iracema para Jaciguá (chamada Virgínia até 1910) -
Em algum momento entre 1900 e 1922, toda a família Zavarise muda-se para para o distrito de Jaciguá, que na época pertencia a Cachoeiro do Itapemirim (hoje pertencente ao emancipado município de Vargem Alta).
Em Jaciguá, uma das suas filhas (não se sabe se Anna ou Agata) casa-se com o viúvo Giovanni Altoé.
Também em Jaciguá, alguns dos filhos de Luigi Erminio e Maria Luigia Dassie casam-se com filhas e filhos de outras família italianas, sobretudo venetas.
![]() |
Jaciguá (antiga Virgínia), em 1910. Já havia a estação ferroviária. |
![]() |
Jaciguá hoje, distrito de Vargem Alta-ES. |
- A fundação de São José de Fruteiras -
O pequeno povoado de São José do rio Fruteiras nasce da bravura de alguns italianos que haviam imigrado ainda crianças para o ES. Entre estes estavam Luigi Erminio Zavarise, a sua esposa Maria Luigia Dassiè, e os seus 9 filhos, saídos de Jaciguá para uma propriedade à beira do Córrego Capivara, no atual distrito de S. José de Fruteiras.
- A morte dos italianos -
Maria Luigia Dassiè, falece primeiramente: em 24 de maio de 1945, aos 68 anos.
Luigi Erminio Zavarise falece em 02 de novembro de 1948, aos 71 anos.
Ambos estão enterrados no cemitério do distrito de São José de Fruteiras, município de Vargem Alta.
Os italianos, de Treviso (Veneto), LUIGI ERMINIO ZAVARISE e esposa MARIA LUIGIA DASSIÈ.
|