Capítulo 15 - Os 3 filhos italianos de Agostino e Irene

Como citado no Capítulo 14, o casal Agostino di Bortolo Zavarise e Irene Moretto chega ao Espírito Santo  em 17 de Janeiro de 1880 trazendo seus 3 filhos, todos em nascidos em Cornuda - Treviso. Eram eles:

- Agata (Moretto) Zavarise - então com 12 anos;

- Anna (Moretto) Zavarise - com 7 anos; e o único filho

- Luigi Erminio (Moretto) Zavarise - com 2 anos - nascido em 18 de abril de 1877, às 13:05. 

Certidão de nascimento de LUIGI ERMINIO ZAVARISE, único filho de Agostino Zavarise e Irene Moretto.
- As filhas - 

Até a presente data, não conseguimos rastrear o destino correto das filhas do casal.  Boa parte devido ao costume, preservado no ES, de não se dar o sobrenome materno aos filhos. E também ao fato das esposas acompanharem as famílias dos maridos.

Mas um fato curioso se dá com uma dessas irmãs: 

Um jovem chamado Giovanni Altoé, nascido em Cordignano - Treviso, chega ao ES com 16 anos juntamente com seus pais Angelo Altoé e Giovanna Covre. Esta família imigra no mesmo navio que os Zavarise e chegam juntos ao mesmo destino e na mesma data (17/01/1880). 

Giovanni Altoé se casa, em 1886, no distrito de Matilde, município de Alfredo  Chaves, com sua conterrânea Mariana Zanette, com quem teve 12 filhos. 

Acontece que, 19 dias após o nascimento do último filho do casal (Andre), Mariana Zanette vem a falecer, deixando Giovanni Altoé viúvo com seus 12 filhos para criar.

7 meses depois da morte de D. Mariana, Giovanni se casa pela segunda vez com "Maria" Zavarise (como consta nos documentos dos cartórios), em 24 de agosto de 1906, no distrito de Jaciguá (então pertencente a Cachoeiro do Itapemirim). Giovanni e "Maria" têm ainda mais dois filhos: Hermíno e Eurico.

Esta "Maria" Zavarise era filha de Agostino Zavarise e Irene Moretto. Seu falecimento se deu no distrito de Jaciguá, no dia 03 de outubro de 1949.

Não descobrimos ainda se esta "Maria" Zavarise era na verdade a filha Agata ou a Anna. 

Se "Maria" foi na verdade Agata, ela se casou aos 38 anos e ainda teve 2 filhos. (pouco provável)

Mas se esta "Maria" (conforme os cartórios) era na verdade Anna, esta se casou com Giovanni Altoé aos 33 anos de idade e teve 2 filhos. (parece mais provável) 

- A continuação do sobrenome Zavarise -

Como se sabe, somente os filhos homens dariam continuidade aos sobrenomes paternos.

No caso da família de Agostino e Irene, o único filho, Luigi Erminio, é quem deu então seguimento à transmissão do sobrenome Zavarise a seus descendentes. 

Assim, LUIGI ERMINO ZAVARISE é o primeiro patriarca italiano dos Zavarise capixabas, e brasileiros. 

Luigi Erminio se casa, em Matilde (ES), com Maria Luigia Dassie, sua conterrânea. 


(Luigi Erminio Zavarise e Maria Luigia Dassie)

Em 1892 chegaria outra família Zavarise, de Cornuda, ao Espírito Santo.