Capítulo 01 - O Sobrenome

ZAVARISE é um sobrenome tipicamente vêneto. Mais precisamente frequente nas Províncias de Treviso e Verona. Ocasionalmente ocorre em regiões como Lombardia, Emilia Romagna, Umbria e Toscana, mais por força de migrações do que exatamente por origem.

Não se sabe se os Zavarise de Treviso e de Verona tiveram um patriarca ou ancestrais em comum. Talvez tenham-se originado de patriarcas diferentes, em províncias diferentes, com o mesmo nome no mesmo período medieval.

Os sobrenomes surgiram na Idade Média por decreto da Igreja em todo o mundo cristão, mas os registros ininterruptos e sucessivos de famílias e seus membros deram-se a partir de uma determinação da Igreja no Concílio de Trento (1545-1563). Antes dessa data inexistia qualquer tipo de documento oficial de nascimento, matrimônio e óbito. A não ser que a família fosse nobre e se envolvesse em atos oficiais da Igreja, dos feudos e da nobreza, como é o caso dos Zavarise de Verona, cujo maior expoente foi o famoso poeta Virgilio Zavarise, que viveu entre os séculos XV e XVI. Os Zavarise da província de Verona possuíam título nobiliárquico, brasão de armas e estão inscritos nos autos do Conselho dos Nobres de Verona.

Na província de Treviso, o sobrenome Zavarise é mais frequente nos municípios de Cornuda e Montebelluna, vizinhos entre si. Mas aparece também em várias outros no entorno do Montello, como Pederobba, Vidor, Volpago, não sendo um sobrenome comum na cidade de Treviso, capital da província.

Em diferentes lugares da península itálica ocorrem sobrenomes foneticamente e graficamente parecidos com Zavarise, como: Savaris (Belluno), Savarise (sul da Itália), Savarisi (norte da Itália), Savariso (Calabria), Zavarisi (Lombardia), Zavarese (Napoli). Apesar da semelhança, não há possibilidade de parentesco entre si.

Existem três teorias para o surgimento desse sobrenome:

1) Origem germânica - sabe-se que o sufixo latino –isius foi usado e sofreu inúmeras modificações fonéticas e gráficas em lugares e épocas diferentes. “Savari” e “Sabarich”, que significa “fabricante de sabres*” são nomes de origem germânica de um herói das novelas de cavalaria medievais. Uma vez que diversos povos germânicos instalaram-se na península itálica desde a queda do Império Romano em 476 d.C. e em diferentes épocas, talvez “Sabarich” tenha se latinizado para “Sabarisius/Savarisius”. E a partir de “Sabarisius/Savarisius” formou-se os sobrenomes italianos Zavarise, Savaris, Savarise, Savarisi, Zavarisi, Zavarese, Savariso, Zavari, Zavarini, Zavarin, etc, por conta de uma série de alterações regionais.
(*sabre – tipo de espada curta e recurva)

2) Origem latina - partindo da mesma premissa que o sufixo latino –isius foi vastamente usado na formação dos sobrenomes italianos, talvez Zavarise seja uma variante do nome latino “Severus”, que se torna “Severisius”(= o filho de Severus), que por sua vez foi se tornando “Sevarisio – Savarisio – Savariso – Savarise – Zavarise/Zavariso”

3) Origem eslava - recorrendo ao vocábulo zabla (= sabre. Em polonês: szabla; serbo-croata: zabla). Era comum a migração de povos eslavos vindos da Eslovênia, Croácia, Sérvia, Montenegro, etc. para servirem de mão de obra na República de Veneza no século IX e X. Além disso, a República Veneta dominou a Ístria e a Dalmácia, hoje territórios croatas. Assim, zabla ou zaba dá origem ao termo zabarès ou zabarìs, que significaria “o fabricante de sabres”. E daí: Zavaris – Zavarisius – Zavarisio - Zavarise.

Das três teses, a terceira seria a que mais coincide com o relato dos historiadores e da tradição oral das famílias Zavarise do Montello, interior de Treviso. Diz-se por lá que os Zavarise tiveram origem em Montenegro (antiga Iugoslávia), sendo portanto um povo de origem eslava.