Capítulo 01 - O Sobrenome

ZAVARISE é um sobrenome tipicamente vêneto. Mais precisamente frequente nas Províncias de Treviso e Verona. Ocasionalmente ocorre em regiões como Lombardia, Emilia Romagna, Umbria e Toscana, mais por força de migrações do que exatamente por origem.

Não se sabe se os Zavarise de Treviso e de Verona tiveram um patriarca e ancestral comum. Talvez tenham se originado de dois patriarcas diferentes, em Províncias diferentes, com o mesmo nome no mesmo período medieval.

Os sobrenomes surgiram na Idade Média, mas os registros ininterruptos e sucessivos de famílias e seus membros se deram a partir de uma determinação da Igreja no Concílio de Trento (1545-1563). Antes dessa data inexistia qualquer tipo de documento oficial de nascimento, matrimônio e óbito. A não ser que a família fosse nobre e se envolvesse em atos oficiais da Igreja, dos Feudos e da Nobreza, como é o caso dos Zavarise de Verona, cujo maior expoente foi o famoso poeta Virgilio Zavarise, que viveu no século XV e XVI. Os Zavarise da Província de Verona possuíam título nobiliárquico, brasão de armas e estão inscritos nos autos do Conselho dos Nobres de Verona.

Na Província de Treviso, o sobrenome Zavarise é mais frequente nas cidades de Cornuda e Montebelluna, vizinhas entre si. Mas aparece também em várias outras cidades do interior, não sendo um sobrenome comum na capital da Província.

Em diferentes lugares da Península Itálica ocorrem sobrenomes foneticamente e graficamente parecidos com Zavarise, como: Savaris (Belluno), Savarise (sul da Itália), Savarisi (norte da Itália), Savariso (Calabria), Zavarisi (Lombardia), Zavarese (Napoli).

Existem três teorias para o surgimento deste sobrenome:

1) Sabe-se que o sufixo latino –isius foi usado e sofreu inúmeras modificações fonéticas e gráficas em lugares e épocas diferentes. “Savari” e “Sabarich”, que significa “fabricante de sabres*” são nomes de origem germânica de um herói das novelas de cavalaria medievais. Uma vez que diversos povos germânicos se instalaram na península itálica desde o Império Romano e em diferentes épocas, talvez “Sabarich” tenha se latinizado para “Sabarisius/Savarisius”. E a partir de “Sabarisius/Savarisius” formou-se os sobrenomes italianos Zavarise, Savaris, Savarise, Savarisi, Zavarisi, Zavarese, Savariso, Zavari, Zavarini, Zavarin, etc, por conta de uma série de alterações regionais.
(*sabre – tipo de espada curta e recurva)

2) Partindo da mesma premissa que o sufixo latino –isius foi vastamente usado na formação dos sobrenomes italianos, talvez Zavarise seja uma variante do nome latino “Severus”, que se torna “Severisius”(= o filho de Severus), que por sua vez foi se tornando “Sevarisio – Savarisio – Savariso – Savarise – Zavarise/Zavariso”

3) De origem eslava. Recorrendo ao vocábulo zabla (= sabre. Em polonês: szabla; serbo-croata: zabla). Era comum a migração de povos eslavos vindos da Eslovênia, Croácia, Sérvia, Montenegro, etc. para servirem de mão de obra na República de Veneza (Venetia) no século IX e X. Além disso, a República Veneta dominou a Ístria e a Dalmácia. Assim, zabla ou zaba dá origem ao termo zabarès ou zabarìs, que significaria “o fabricante de sabres”. E daí: Zavaris – Zavarisius – Zavarisio - Zavarise.


Das três teses, a terceira seria a que mais coincide com o relato dos historiadores e da tradição oral das famílias Zavarise do interior de Treviso. Diz-se por lá que os Zavarise tiveram origem em Montenegro (antiga Iugoslávia), sendo portanto um povo de origem eslava.